Informações sobre a reabertura gradual das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sendo enviadas diariamente para os segurados por meio do aplicativo Meu INSS, por e-mail e também via SMS. As notificações trazem os serviços disponíveis e procedimentos exigidos para o atendimento presencial dos cidadãos. O Instituto alerta os segurados para que fiquem atentos às novidades.
São enviadas informações relacionadas às medidas adotadas no período da pandemia. A finalidade é levar ao segurado um atendimento mais qualificado. De acordo com o INSS, o atendimento presencial só deverá ocorrer quando necessário, após agendamento pelo Meu INSS ou por meio da Central 135.
Hora marcada
A reabertura gradativa das agências, conforme os protocolos de segurança, começou no dia 14/9/2020. O atendimento é feito com hora marcada e ainda sem o serviço de perícia médica. A retomada plena das perícias depende do atendimento de todas exigências feitas pelos médicos peritos.
>> Para saber quais as agências já em funcionamento, basta acessar o portal covid.inss.gov.br
Protocolo sanitário
Autoridades competentes de diferentes áreas do INSS inspecionaram as agências da Previdência Social e, após a realização de vistorias em 108 locais, peritos anunciam retorno ao trabalho na maioria das agências do INSS.
As inspeções visam garantir a segurança da população em relação à pandemia e seguem as condições sanitárias exigidas pelo Ministério da Saúde.
Prioridades
Com a reabertura gradual, alguns serviços estão sendo priorizados:
- avaliação social;
- cumprimento de exigência;
- justificação administrativa;
- e reabilitação profissional.
Estes são os serviços considerados mais importantes para que o órgão possa retomar o atendimento presencial ao público.
Serviços ainda não disponíveis presencialmente permanecem sendo realizados por meio do gov.br/meuinss e aplicativo Meu INSS, além do telefone 135. O INSS também mantém regime de plantão. O objetivo é esclarecer dúvidas em relação aos benefícios e serviços prestados pelo Instituto.