Aplicativo do INSS possibilita realizar prova de vida digital

Compartilhe:

Com o aplicativo Meu gov.br, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) simplifica e amplia o sistema de prova de vida digital, iniciado no ano passado. Com isso, 5,3 milhões de brasileiros poderão realizar a prova de vida sem sair de casa. O app utiliza de biometria facial para garantir segurança na identificação dos beneficiários.

Até ano passado, a prova de vida digital também exigia o uso do Meu INSS. Entretanto, a partir do final de fevereiro, a simplificação do sistema concentrou o procedimento apenas ao Meu gov.br.

OBS: o Meu INSS deve ser utilizado após o procedimento para acompanhamento do resultado da fé de vida.

“Trouxemos uma tecnologia com maior rapidez. A prova de vida digital traz dinâmica, segurança, praticidade e faz com que sejamos mais objetivos e simples na prestação de serviço(…)”, afirmou o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, durante uma live realizada no Youtube no dia 23 de fevereiro.

Na ocasião, Bianco confirmou ainda a interrupção do bloqueio, suspensão e cessação dos benefícios dos segurados que não realizarem a prova de vida entre março e abril deste ano.

Transformação digital

Na mesma transmissão, Caio Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, destacou: “(…)a prova de vida do INSS é uma vitória da transformação digital que está acontecendo no governo federal e também nos governos estaduais e municipais que estão abraçando o digital como a grande saída para a transformação e melhoria da administração pública do nosso Brasil”.

Leonardo Rolim, presidente do INSS, enfatizou que “agora as pessoas podem fazer a prova de vida sem sair de casa, pelo celular de uma forma simplificada. De acordo com Rolim, foram disponibilizados tutoriais no Youtube que explicam o passo a passo sobre o procedimento por biometria facial no Meu gov.br.

O aplicativo está disponível para download nas plataformas Play Store e App Store. O presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, destacou que o trabalho é um procedimento extremamente seguro.

Prova de vida pendente

Por meio do Meu INSS, beneficiários que estão com a prova de vida pendente estão sendo notificados e orientados via e-mail e também por mensagens de SMS.

Como o INSS está usando a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do TSE, inicialmente foram selecionados segurados que têm carteira de motorista ou título de eleitor.

Procedimento obrigatório

De acordo com os envolvidos, a partir dos resultados obtidos com o projeto, em breve a prova de vida digital também poderá ser feita no Meu INSS. A partir daí, o beneficiário poderá escolher o aplicativo de preferência para fazer a fé de vida.

A fé de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. O procedimento deve ser realizada anualmente.

Leia também no site da Edeling, Martins e Gardi Advogados Associados: