Como é feita a perícia médica do INSS?

Compartilhe:

A perícia nada mais é do que a avaliação médica para comprovar a incapacidade para o trabalho.

A perícia nada mais é do que a avaliação médica para comprovar a incapacidade para o trabalho, seja ela temporária ou permanente, decorrente de uma doença ou acidente, que dá direito ao auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez.

Lembre-se, o perito analisa se o pedido do segurado goza de veracidade. 

Seja claro quanto ao pedido durante a perícia médica. Ou seja, é necessário explicar ao perito que a sua capacidade de trabalho está comprometida com a enfermidade. Isto é importante pois o que dá direito a um benefício previdenciário é a incapacidade e, não, a doença.

Mas lembre-se, a perícia médica é um dos itens que compõem a constatação da incapacidade. Devem ser levados documentos e exames médicos atualizados que comprovem a sua incapacidade. 

No dia marcado é importante levar seu documento pessoal com foto, CPF, Carteira de Trabalho, se tiver, e documentos médicos, tais como atestados, exames e receitas. Leve também o comprovante do agendamento feito pela internet ou o número do protocolo, caso a perícia tenha sido agendada por telefone.