Os novos aposentados e pensionistas, ou seja, que passaram a ser beneficiados no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de maio de 2022, vão receber o 13º salário em parcela única. O pagamento será feito de forma proporcional, conforme os meses do ano. O valor será liberado de acordo com o número final do benefício, sem considerar o dígito final.
A cota única da gratificação natalina terá início a partir do dia 24 de novembro. Os valores serão liberados de acordo com o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador que aparece depois do traço.
Inicialmente, serão comtemplados os aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo, cujo benefício tem dígito 1. Aqueles que recebem acima do piso nacional terão acesso ao valor no dia 1º de dezembro – primeiro as pessoas com inscrição 1 e 6.
Dinheiro extra com descontos
A parcela do abono salarial tem descontos, como é o caso dos aposentados com 64 anos ou menos, quem ganham mais que R$ 1.903,98 mensais. Estes sofrem o recolhimento de IR sobre o valor. No caso dos aposentados com 65 anos ou mais, há o desconto de IR sobre o 13º salário, se o valor for acima de R$ 3.807,93. Este grupo tem direito à dupla isenção.
Beneficiários mais antigos
Quem é beneficiário do INSS anterior a este período já recebeu o 13º. A primeira parcela (50% do valor do benefício) foi paga entre 25 de abril e 6 de maio; e a segunda, de 25 de maio a 7 de junho.