Novas idades mínimas para aposentadoria já estão em vigor

Compartilhe:

As novas regras de transição para aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já estão em vigor. Por isso, quem planeja se aposentar este ano deve ficar atento aos requisitos para a aposentadoria em 2021. Isso porque as regras para o cálculo do benefício ficaram mais rígidas depois da Reforma Previdenciária vigente desde 2019.

Pela nova lei, independente da regra de transição utilizada (há três os tipos), em todos os casos é exigido mais seis meses de contribuição com a Previdência Social.

Regras por tipo de transição

  1. Por idade mínima progressiva: mulheres devem completar 56 anos e seis meses de idade, e 30 anos de contribuição. Para os homens, a idade mínima é de 61 e seis meses de idade, com o tempo de contribuição mínimo de 35 anos.
  2. Aposentadoria por pontos: neste caso também valem os requisitos de idade e tempo de contribuição. Os os valores são somados para resultar na pontuação. Para mulheres se soma a idade mais os anos de contribuição deve totalizar 87 pontos. Já para os homens, a pontuação deve chegar a 97 pontos.
  3. Aposentadoria por idade: quem optar por esta opção poderá solicitar o benefício ao completar 60 anos e cinco meses de idade, no caso das mulheres. Para os homens é necessário ter 65 anos completos. Em ambos os casos, o tempo de contribuição deve ser de pelo menos 15 anos.
Leia também no site da Edeling, Martins, Gardi e Advogados Associados: