A Nova Previdência poderá incluir mais de 3 milhões de idosos no BPC

Compartilhe:

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é direcionado a pessoas com deficiência de qualquer idade ou para idosos com 65 anos de idade ou mais. É um benefício de renda no valor de um salário mínimo e visa auxiliar a população que apresenta impedimentos de longo prazo. Tais dificuldades podem ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Atualmente, o BPC é concedido apenas para pessoas com idade acima de 65 anos. Porém, na última terça-feira (21), ocorreu uma audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Na ocasião, o diretor da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Leonardo Rangel, detalhou as propostas da Nova Previdência (ou reforma da Previdência) que favorecem BPC.

nova-Previdência-melhorias-para-idosos-BPC-gráfico-quantidade-de-beneficiários-do-BPC

Dentre os benefícios projetados com as mudanças atualmente propostas, em 10 anos, a Comissão Especial da Nova previdência espera alcançar:

  • A economia de R$34 bi
  • Garantir renda certa de R$400 para a população com idade a partir dos 60 anos
  • Ampliar o número de beneficiários
  • Reduzir a judicialização decorrente da melhora nas definições de miserabilidade e renda familiar
Onde o BCP deve ser solicitado?

Para solicitar o BPC, o cidadão deve procurar o CRAS mais próximo a sua residência e também deve se inscrever no Cadastro Único. Caso já esteja cadastrado, basta agendar no INSS pelo telefone 135, na Central de Atendimento da Previdência Social. Também é possível fazer esse agendamento via internet: www.previdencia.gov.br.

E mais:

  • Para ter acesso ao BPC não é preciso ter intermediários ou atravessadores, nem autorização de ente político, nem pagar qualquer taxa
  • No ato de solicitação do BPC, não é necessário apresentar CPF, mas é importante portar o documento para efetuar o pagamento do benefício

Segundo Rangel, o BPC atende cerca de 4,7 milhões de pessoas. A proposta da Nova Previdência visa atender uma parcela da população que necessita desse benefício, mas que ainda não o recebe.

>> Para ver a apresentação completa da audiência, clique aqui.

>> Para saber mais sobre como funciona o BPC, clique aqui.

Leia também