Mulheres no TST: percentual de servidoras chega a 50,2%

Compartilhe:

Dia 8 de março é o Dia Internacional das Mulher e é uma data direcionada à valorização do papel das mulheres no mundo e também marca a busca por melhores condições de vida e de trabalho para esse contingente feminino.

Em matéria especial publicada no site do Tribunal Superior do Trabalho (TST), tivemos acesso a dados bastante representativos e que mostram o quanto as mulheres atuam na instância mais elevada de julgamento para temas envolvendo o direito do trabalho no Brasil.

Coelis Martinsa, secretária-geral da Presidência do TST, e Marcia Sott, secretária-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), são exemplos dessa realidade. Ambas assessoram o ministro Brito Pereira (presidente do TST e do CSJT), em dois dos quatro mais altos cargos de direção.

Mulheres lideram inclusive cargos de chefia

Segundo o conteúdo publicado, embora os homens ainda sejam maioria entre os ministros que atuam na Corte (dos 26 ministros em exercício, cinco são mulheres), as mulheres são maioria entre os servidores e entre os que exercem a função de chefe de gabinete.

  • O percentual de servidoras chega a 50,2% do total (1101 mulheres e 1091 homens)
  • Entre os chefes de gabinete de ministro, 19 são mulheres e oito são homens (70,37%)

Fonte: TST

Leia também: