Confira aqui 4 dicas!
Simular a aposentadoria é algo que todo o segurado deveria fazer antes de solicitar seu benefício no INSS.
Isso porque é através dessa análise que o trabalhador entenderá a sua atual situação previdenciária.
O grande erro do trabalhador é pensar que não precisa se preocupar com CNIS, documentação, vínculos, etc, antes de dar entrada com o pedido. Ao solicitar a aposentadoria nessas condições, os danos podem ser irreversíveis.
Se você entende a importância de simular sua aposentadoria mas tem dificuldade em decidir por onde começar, procure um advogado previdenciário da sua confiança para te auxiliar.
1 – Encontrar falhas no CNIS
É muito difícil o trabalhador que tenha atuado em apenas um lugar durante sua vida.
Então, dentro das contribuições de um segurado, podem existir aquelas como empregado, como autônomo, quando atua em atividade especial, quando tem tempo rural… Quanto mais particularidades existirem, mais atento você precisa ficar sobre as suas informações.
Um dos principais motivos para realizar um cálculo de aposentadoria é identificar se as informações no seu CNIS estão corretas. O CNIS é o documento onde consta toda informação laboral e previdenciária do segurado. Ele é utilizado pelo INSS para calcular aposentadorias e demais benefícios.
2 – Qual a aposentadoria mais vantajosa no seu caso
Existem situações onde o segurado acredita que preencheu os requisitos para se aposentar. E, com base nessa informação, deseja requerer seu benefício junto ao INSS o quanto antes. Porém, isso pode ser um grave erro.
Muitos trabalhadores não sabem que podem ter direito a mais de um tipo de aposentadoria.
Algumas vezes, aguardar poucos meses pode fazer outra espécie de aposentadoria ser alcançável e com isso aumentar até mesmo o valor a ser recebido.
É indispensável calcular todas as espécies de aposentadoria antes de encaminhar o benefício para garantir aquele que será o mais vantajoso financeiramente.
3 – Se você pode se aposentar pelas regras antigas
Se você alcançou os requisitos para se aposentar antes da Reforma entrar em vigor, você já adquiriu o direito a aquele benefício.
Por isso que, analisar o seu histórico contributivo é fundamental para averiguar a possibilidade desse direito. Podendo gerar assim significativa diferença na renda mensal de aposentadoria do segurado.
4 – Ter períodos especiais e aumentar o tempo de contribuição
Simular sua aposentadoria e descobrir a existência de possíveis períodos especiais pode fazer a diferença na hora de se aposentar.
Tempo de atividade especial são períodos em que o segurado atuou exposto a agentes nocivos a sua saúde. E eles podem ser diversos como calor, frio, barulho, produtos químicos, vírus, bactérias, entre outros. Além desses, temos a periculosidade.
Existem situações em que a aposentadoria pode ser integralmente especial. Em outras, o segurado pode ter tanto períodos especiais como comuns.