O que pensam os candidatos à Presidência da República sobre Previdência

Compartilhe:

O que pensam os candidatos à Presidência da República sobre a previdência e quais são seus planos para ofertar uma melhor qualidade de vida aos idosos

Hoje, iniciamos uma série de matérias relacionadas sobre o que pensam nossos candidatos à Presidência da República em relação a previdência. Saberemos quais as mudanças irão realizar e os planos para oferecer uma qualidade de vida melhor para os idosos.

O primeiro candidato dessa sequência, filiado ao partido PSL, é o ex militar Jair Bolsonaro. Sua proposta, que ainda está em formulação, baseia-se na aposentadoria em etapas e na poupança semelhante a Tesouro Direto como forma de complementação.

Entenda mais

Cerca de 30 pessoas trabalham no plano de governo do candidato à Presidência. O encarregado ao setor previdenciário é o economista Abraham Weintraub. Em seu texto, publicado em 2017, na Revista Brasileira de Previdência, Weintraub cita o que chama de aposentadoria ‘’fásica’’, ou seja, em etapas, e o projeto Poupança individual de aposentadoria (PIÁ).

Argumentando sua posição, o economista cita que a aposentadoria por etapas abrangeria um número maior da população. Ainda segundo Weintraub, a finalidade do projeto é que a população mais carente teria acesso ao benefício mais cedo. O trabalhador iniciaria recebendo 25% do salário mínimo aos 55 anos e esse valor cresceria até chegar ao total.

O economista também esclareceu que o projeto PIÁ seria uma capitalização individual de cada segurado, com o objetivo de complementar a contribuição. O Tesouro Direto é uma boa comparação, entretanto, com isenção tributária.

As propostas, que ainda estão sendo analisadas, servem para ter uma ideia do que será proposto por Jair Bolsonaro. Ficar atento e analisar as informações já dispostas ajuda a entender o que cada candidato a Presidência do país defende. Bolsonaro, por exemplo, defende a realização de uma reforma previdenciária sem exageros, para que possa ser aprovada pelo ‘’filtro’’ da câmera e do senado federal.

Acompanhe nossas próximas postagens para conferir as propostas sobre o futuro previdenciário do Brasil. A cada semana, um novo texto sobre o assunto.