Atualização do INPC: quais as diferença entre Contribuinte Individual e Contribuinte Facultativo?

Compartilhe:

Com a atualização do INPC efetuado na semana passada, os valores para quem contribui com o carnê (GPS) também passam por alterações

Na semana passada, a Portaria nº 9 do Ministério da Economia reajustou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 3,43%. Com isso, o teto dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a ser de R$5.839,45 (antes do reajuste, o valor era de R$5.645,80).

A mudança também alterou os valores para quem contribui com carnê (GPS), seja como Contribuinte Individual ou Contribuinte Facultativo. Confira a tabela abaixo:

tabela-contribuição-mensal-ao-inss-2019

>> Saiba mais sobre o reajuste do INPC: Reajuste de benefícios: segurados que recebem acima do salário mínimo terão reajuste de 3,43%

Contribuinte Individual e Contribuinte Facultativo

No sistema previdenciário brasileiro, qualquer trabalhador pode contribuir para sua aposentadoria, seja na forma individual ou facultativa.

O conceito de Contribuinte Individual define-se pelos trabalhadores que possuem renda pelo trabalho, mesmo não estando na qualidade de empregado.

  • Exemplos: vendedores ambulantes ou motoristas de táxi

Já os Contribuintes Facultativos são aqueles que não possuem a obrigação de pagar o INSS. Entretanto, podem fazê-lo opcionalmente para obter uma aposentadoria mais cedo ou completar os valores recolhidos para a aposentadoria.

  • Exemplos:  donas de casa e estudantes
Leia também: