Consignado do INSS por bancos é retomado após reposição dos juros

Compartilhe:

A concessão de empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será retomada por uma parte dos bancos brasileiros. O anúncio foi feito pelas instituições depois que o teto de juros foi reposicionado em 1,97% ao mês.

Consignado do INSS é retomado por bancos após reposição do teto de juros
Imagem ilustrativa: Pixabay.

As empresas haviam decidido suspender a concessão de novos empréstimos após o governo estabelecer o teto de 1,70%. O reajuste das taxas foi aprovado em reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) nesta terça-feira (28).

Esta linha de crédito beneficia aposentados e pensionistas. Os empréstimos são liberados a juros mais baixos, seja na modalidade convencional ou para cartão de crédito atrelado ao benefício social.

Proposta

A redução do teto foi uma proposta do governo federal e que ficasse abaixo de 2%. Os bancos ofereceram reduzir o teto dos juros de consignado para aposentados do INSS para uma faixa entre 1,99 e 2,01%. O Ministério da Previdência Social, por sua vez, defendia que os juros ficassem na casa de 1,95% ao mês, ou um pouco abaixo.

Instituições

Confirmaram a retomada das operações o Bradesco, o Banco do Brasil, o Santander Brasil e o Banco PAN. Alguns outros bancos aguardam a publicação da Instrução Nomativa do INSS, como Caixa Econômmica Federal (CEF) e Daycoval.