No dia 30 de maio, novas informações sobre a idade média da aposentadoria no Brasil vieram a tona. Um estudo da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia mostrou que os estados mais ricos do Brasil têm idade média mais baixa de aposentadoria. Os dados foram revelados em uma reunião do Conselho Nacional de Previdência. Com isso, comprovou-se que os estados de SP, PR, RS e SC são onde a maioria dos segurados se aposenta por tempo de contribuição.
Rogério Nagamine, subsecretário do Regime Geral de Previdência Social, explicou que as regiões Norte e Nordeste apresentam uma idade média de aposentadoria maior que dos estados das regiões Sul e Sudeste. Isso acontece porque o número de aposentados por tempo de contribuição supera o de aposentados por idade nessas regiões. “Na aposentadoria por tempo de contribuição, em que o valor do benefício é maior, a idade média de aposentadoria é de 54 anos. Já na aposentadoria por idade, em que o valor é bem menor, a idade média passa para 63 anos”.
Tempo de vida recebendo a aposentadoria
O estudo também mostra que beneficiários que se aposentam mais cedo passam até 30% da vida recebendo a aposentadoria. “Mais de 20% das mulheres se aposentam por tempo de contribuição antes dos 50 anos, em plena capacidade laboral”, ressalta Nagamine. Além disso, o aumento da expectativa de vida da população prejudica diretamente o tempo de duração dos benefícios. Ao comparar os anos de 1999 e 2018, o estudo* comprovou que há um aumento de oito anos na duração das aposentadorias urbanas por tempo de contribuição (em média).
*O estudo considerou os benefícios interrompidos por óbito.
Leia também