As agências da Previdência Social serão reabertas neste mês de julho. A partir do dia 13 ocorrerá o retorno gradual, que irá considerar especificidades de cada unidade. O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (Seprt). A princípio, mesmo com a abertura das agências os canais remotos darão continuidade ao atendimento.
Inicialmente, as unidades funcionarão de modo parcial durante seis horas contínuas por dia. O atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários. Para isso receber o atendimento é necessário agendar previamente pelo canal Meu INSS ou pela Central 135. Além disso, a partir de 13 de julho avaliações sociais, perícias médicas e reabilitações profissionais também serão retomadas.
“Nossa preocupação primária é com a saúde, dessa forma, o retorno das atividades presenciais seguirá todas as medidas de segurança sanitária recomendadas pelo Ministério da Saúde”, explicou Bruno Bianco, secretário Especial de Previdência e Trabalho, em matéria do portal da Previdência Social.
Atendimento seguro
Para retornar o atendimento presencial, cada uma das 1.525 agências espalhadas pelo país deve avaliar:
- Volume de atendimentos realizados;
- Quadro de servidores e contratados;
- Organização do espaço físico;
- Equipamentos de proteção individual;
- E medidas de higienização.
As demandas tem o objetivo de atender ao público de forma gradual, mas com segurança.
Nesse sentido, estudos do INSS apontam que atualmente 70% do total de agências (753 unidades) estão aptas a retomar os serviços. Unidades que ainda não reúnem condições necessárias para o atendimento seguirão com plantão reduzido. As agências da Previdência Social contarão com um painel eletrônico para informar sobre horários de funcionamento e serviços disponibilizados ao cidadão.
Segundo Leonardo Rolim, presidente do INSS, “todos os critérios devem ser atendidos, se faltar um pequeno detalhe, a agência não poderá ser reaberta”.
Em síntese, mesmo após a retomada do atendimento presencial, as medidas focam em garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia do coronavírus. Entre as medidas estão a simplificação dos procedimentos, a oferta de serviços por meio de canais remotos e a dispensa de exigências.