
Você já ouviu falar sobre o planejamento previdenciário?
Se você está perto de se aposentar ou deseja se aposentar com segurança no futuro, deve conhecer essa estratégia que pode antecipar ou até mesmo aumentar o valor do seu benefício.
Em alguns casos, o planejamento previdenciário também pode ajudar a economizar dinheiro com estratégias para reduzir contribuições.
Portanto, se você quer se aposentar com segurança, é essencial planejar a sua aposentadoria.
O que é o planejamento previdenciário?
O planejamento previdenciário é um estudo do seu histórico previdenciário elaborado por um advogado especialista em Direito Previdenciário que permite identificar o melhor momento para a sua aposentadoria e o que você deve fazer para receber um benefício com o maior valor possível.
Este estudo do seu histórico previdenciário inclui a análise dos seguintes aspectos:
- Todos os seus vínculos contributivos (empregos/profissões);
- As datas desses vínculos para cálculo do tempo de contribuição e da carência;
- O valor de todas as suas remunerações e contribuições para cálculo dos possíveis benefícios;
- Divergências ou inconsistências no seu extrato CNIS; e
- Possíveis atividades especiais.
Ao final do estudo, o planejamento previdenciário se torna um parecer jurídico em forma de relatório com projeções, cenários e simulações de aposentadoria que ajudam o contribuinte a entender seus direitos e adotar a melhor decisão em relação a este momento tão importante da sua vida.
Ao contrário do que muitos pensam, o valor e o momento da aposentadoria não são consequências do “acaso”. Pelo contrário, os seus direitos previdenciários resultam do seu próprio histórico previdenciário.
Ou seja, o valor e o momento da sua aposentadoria são um reflexo dos seus vínculos e das suas contribuições previdenciárias durante toda a sua vida.
Portanto, se você deseja se aposentar mais cedo ou com um valor maior, deve traçar a melhor estratégia para esta finalidade quanto antes.
E o planejamento previdenciário é o melhor caminho para identificar os seus próximos passos rumo a uma aposentadoria ideal.
Para que serve o planejamento previdenciário?
Agora que você já sabe o que é o planejamento previdenciário, deve estar se perguntando para que serve. Ou seja, qual a utilidade do planejamento previdenciário.
De forma resumida, o planejamento previdenciário serve para garantir tranquilidade e segurança para aquelas pessoas que pretendem receber uma aposentadoria justa.
Portanto, se planejar para a aposentadoria acaba sendo a melhor forma de encarar as dificuldades impostas pela legislação previdenciária.
De forma mais prática, o planejamento previdenciário serve para ajudar o contribuinte a:
Compreender os seus direitos previdenciários;
- Verificar possíveis pendências em seu CNIS que precisam ser corrigidas;
- Organizar a documentação necessária para que nenhum período de contribuição seja desconsiderado pelo INSS;
- Evitar atrasos na sua aposentadoria;
- Identificar o melhor momento possível para apresentar o seu pedido de aposentadoria; e
- Indicar o que deve fazer para receber o benefício com o maior valor possível.
Planejamento previdenciário vale a pena?
Afinal, realizar um planejamento previdenciário vale ou não a pena? A verdade é que isto vai depender da sua própria realidade, das suas expectativas e do seu histórico previdenciário.
A escolha pela melhor estratégia e pela aposentadoria mais adequada para o seu caso pode dobrar ou até triplicar o valor do seu benefício em alguns casos.
Todavia, para ter certeza de que o planejamento previdenciário vai valer a pena, é essencial que você procure um advogado especialista em Direito Previdenciário.
Conclusão
O planejamento previdenciário é o melhor caminho para encontrar as melhores estratégias para melhorar a sua aposentadoria agora ou no futuro.
Com um planejamento previdenciário completo, você terá uma visão completa da sua situação previdenciária e poderá definir caminhos e definir expectativas para a aposentadoria.
Você pode realizar o planejamento previdenciário a qualquer momento: quanto mais cedo, melhor!
Entretanto, é essencial contratar um advogado especialista em Direito Previdenciário para o seu planejamento previdenciário.