Já completou todos os requisitos para se aposentar, chegou a tão sonhada hora de fazer o pedido no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e: cadê a carteira de trabalho? Justamente o documento que comprova todas as informações dos vínculos em regime CLT sumiu.
Aí vem o questionamento: E agora, como vou dar entrada na minha aposentaria?
Ainda assim, é possível comprovar que trabalhou e quais foram os valore dos salários recebidos de outra forma. Por isso, na ausência da CTPS, será necessário providenciar alguns documentos que possam substituí-la nesta tarefa de comprovar o vínculo empregatício.
São ele:
- Extrato Analítico do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;
- Ficha de Registro de Empregados;
- Holerites e Recibos de Pagamento.
Se está chegando a hora de se aposentar, reúna toda a documentação e organize-a antes de dar entrada no pedido de aposentadoria do INSS. Além da carteira de trabalho (ou dos documentos listados acima na falta dela), não podem faltar:
- Carteira de Identidade (RG ou CNH);
- Documentos que comprovem algum vínculo que não conste na CTPS (ficha financeira da empresa, contracheques);
- PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário – caso tenha trabalhado exposto a algum agente nocivo).
Reunir a documentação é muito importante. A documentação incompleta é o que mais gera negativas de benefício pelo INSS. Por isso, apresente diversos documentos, além de acompanhar o pedido, pois documentos extras podem ser solicitados para completar a análise.