Benefício negado em 2023. E agora?

Compartilhe:

Já se deparou com a frustração de ter sua aposentadoria negada pelo INSS? Você não está sozinho!

Surpreendentemente, cerca de 60% de todos os processos foram enquadrados em alguma categoria de benefício por incapacidade que foi negada.

Para obter esses benefícios, seja por incapacidade temporária ou permanente, o segurado precisa passar por uma perícia médica do INSS, que avalia se ele preenche os requisitos necessários. No entanto, esses médicos nem sempre são especialistas, dificultando uma avaliação precisa das condições de saúde do Segurado.

Por essa razão, recorrer à via judicial torna-se uma opção atraente para obter um benefício negado pelo INSS, já que o médico designado pelo juiz é um especialista. 

Além disso, o Auxílio-Doença e a Aposentadoria por Invalidez representam um custo elevado para a Previdência Social, levando a negativa frequente desses benefícios, mesmo quando o Segurado atende todos os requisitos.

Mas o que fazer quando o benefício ou a aposentadoria é negada pelo INSS? Você tem três opções:

  • Aceitar a decisão: No entanto, essa notícia não é a melhor opção, especialmente quando se trata de cobrir necessidades básicas de alguém que não pode retornar ao trabalho.
  • Entrar com recurso administrativo: Esse recurso busca facilitar a aprovação do benefício, evitando custos judiciais. O pedido é feito diretamente no INSS, e é fundamental apresentar de forma detalhada os motivos pelos quais o órgão deve reconsiderar a decisão.
  • Ingressar em ação judicial: Esta é frequentemente a opção mais eficaz. As chances de reverter a decisão do INSS por meio de ação judicial são consideravelmente boas, e, se o juiz decidir favoravelmente, todo o valor retroativo será pago. 

Se você seguir a opção de ingressar com ação judicial, é aconselhável procurar um escritório de advocacia especializado em direito previdenciário, especialmente se seu pedido já foi negado pelo INSS e o recurso administrativo não teve sucesso. Eles podem orientá-lo na busca do benefício que você merece.