Tome cuidado, pois não há garantia de concessão pelo INSS.
É como se inscrever em um concurso público enquanto ainda está para se formar. A possibilidade está lá, mas a certeza do resultado só virá no futuro.
O mesmo se aplica à aposentadoria. Em algumas situações isso acaba acontecendo, e aqui está o porquê:
- Desconhecimento dos requisitos: Muitos segurados não têm total ciência dos requisitos necessários para a aposentadoria que estão solicitando.
- Incerteza sobre os direitos: Alguns não têm certeza se realmente têm direito a aposentadoria, gerando dúvidas na hora de solicitar.
- Informações do simulador do INSS: O simulador do INSS pode indicar que o segurado tem direito à aposentadoria, mesmo que o Extrato Previdenciário CNIS (documento que registra os recolhimentos ao INSS) não esteja completo.
Apesar dessas incertezas, se for dado entrada antes é necessário solicitar a reafirmação da DER (Data de Entrada do Requerimento Administrativo).
A DER é o dia em que você solicita a aposentadoria ao INSS. Mesmo que não atenda aos requisitos naquele momento, a Reafirmação do DER é uma vantagem para os segurados que, ao longo do processo, passam a cumprir os requisitos necessários.
O simulador do INSS, embora útil, pode ser uma faca de dois gumes. Seu Extrato Previdenciário CNIS pode não estar completo, gerando interpretações equivocadas sobre a elegibilidade à aposentadoria.
Se, durante o processo administrativo ou judicial, você reunir os requisitos necessários para a aposentadoria, a DER poderá ser modificada para a data em que cumprirá todos os requisitos.
Portanto, mesmo que o caminho pareça incerto no início, a Reafirmação da DER pode ser a luz no fim do túnel nessas situações.